sábado, 16 de julho de 2011

Manual do zequinha


ZEQUINHA
O que é importante saber.



"Zequinha", para quem, ainda não sabe, é aquele singular passageiro do Jeep alheio, felicíssimo por conseguir uma carona e, assim, vivenciar aventuras incríveis, por lugares onde tudo pode acontecer. Santa ingenuidade! A não ser que o banco traseiro esteja entulhado de coisas indispensáveis, tais como Barraca, Comida, Fogareiro, Ferramentas, Galão de água, Isopor abarrotado de Cerveja é claro, etc.
O Zequinha costuma ser um Companheiro até muito bem-vindo, desde que, lógico, siga a risca o Manual de Conduta do Bom Zequinha, que se resume mais ou menos em Abrir e Fechar todas as Porteiras que aparecerem pelo caminho, descer do carro para ligar a roda-livre, puxar o cabo do guincho e encontrar um bom ponto de ancoragem, abastecer o Piloto e o Navegador de água, refrigerante e principalmente Cerveja e Comida a vontade, durante a viagem, e nunca, em hipótese alguma, reclamar de nada, deve estar sempre bem humorado. É uma função bastante Nobre, pois tudo o que não seja dirigir e roteirar é de sua inteira responsabilidade, e deve ser cumprida com precisão e Lealdade. Boa Performance e Desempenho numa Incursão OFF-ROAD é primordialmente seu LEMA.
Para que se possa entender o que realmente representa Zequinha, enumeramos algumas características desse personagem:

"....... Existe toda uma hierarquia para pilotar um Jeep de terceiros. Primeiro tem toda uma escola de formação de Zequinhas, ajudante do navegador e do piloto.
Zequinha é aquele que vai no banco de trás (quando há banco, se não, vai no meio das ferramentas) alcança a bebida, paga o pedágio, cuida da comida, desce para oferecer-se como abridor e fechador de porteiras, nunca fala sem ser solicitado, não se queixa dos sacolejos, tampouco opina na navegação.
Ah, e se houver erro de navegação, deve assumir o erro como seu, mesmo sem ter opinado antes. Deve sempre levar o lanche e perguntar, antes da prova ou passeio que tipo de sanduíches o piloto e o navegador gostam.
E quando chega numa roda de jipeiros, deve enumerar as grandes qualidades do seu piloto, duvidando existir piloto igual no mundo.
Uma flanela úmida é sempre bem vinda na mão do Zequinha que deve conservar limpos o Jeep e os assentos do piloto e o do navegador. Sorrir, sempre!!!
Depois de uma temporada como Zequinha, pode ser convidado a navegar para seu piloto, quando da falta do navegador. E depois de duas ou tres vezes navegando, pode manobrar o Jeep do piloto, num posto de gasolina e sugerir a calibragem dos pneus. Ao manobrar a primeira vez, deve elogiar e citar o prazer de dirigir aquele que é o melhor Jeep do mundo do seu piloto.
Após algumas navegadas, pode o piloto oferecer seu Jeep ao então já navegador para que este dirija-o de volta para casa, após uma trilha. Daí, o navegador e ex- Zequinha, pode comprar um Jeep que deve obter a aprovação do seu antigo piloto (jamais um melhor do que o do seu ex-piloto para não haver constrangimento) e virar um piloto de verdade e passar a ter direito a um Zequinha e tudo mais que ele já sabe!!!....."
A Grande saida para um Bom e Eficiente "Zequinha", é adquirir um JEEP, e sair de vez dessa vida de Bom e Cumpridor dos deveres de um Zequinha

História do Zequinha
Antes do Império Romano já encontramos registros sobre a existência deste elemento estranho: - o Zequinha. Já naquela época eles se proliferavam em todo o mundo pegando carona em animais, em bigas e todo e qualquer veículo que proporcionasse um certo conforto no sentido de não ter que fazer nada , a não ser olhar a paisagem. Os meios de transporte foram evoluindo, tanto em terra firme, quanto em água . Nesta época surgiu o zequinha aquático, também da família dos zequinhozauros caroneirewsky, porém com mais vocação para atividades braçais, pois no mar, fossem em caravelas, jangadas ou barcos vikings, a lei era trabalhar para pegar carona . Esta fase foi muito conturbada nos portos onde se destacaram os Sindicatos dos bizantinos e dos gauleses, que lutavam em vão por uma carona sem trabalho braçal . Tal luta não modificou a situação que permaneçe até hoje: - ZEQUINHA TEM QUE TRABALHAR!!!

ORAÇÃO DO ZEQUINHA
- Só passearei por esta trilha uma única vez, se não for um bom Zeca.
- Assim, todas as boas ações que eu possa praticar e todas as gentilezas que eu possa dispensar ao meu piloto, devo aproveitar qualquer momento para fazê-lo.
- Não devo adiá-las nem esquecer-me delas.
- Fazer mais do que é preciso e nunca menos do que convém.
- Ser o primeiro onde o trabalho é muito e a tarefa é dura.
- Que no "Jeep" hoje não falte o necessário, pois não voltarei a passear por esta trilha, se não tiver sido um bom Zeca!


Manual de Conduta do Bom Zequinha
Cargo: ZEQUINHA
Duração: Paciência do Piloto
DEVERES: - Obedecer as ordens do piloto
- Ser voluntário para pagar a conta no posto de gasolina;
- Providenciar comida e bebida para o piloto;
- Encher o galão com água;
- Dar opinião apenas quando for questionado;
- Não tocar em nenhuma tecla/botão do painel, exceto com autorização do piloto;
- Em caso de atolamento, providenciar cintas e cabos para o reboque, bem como prendê-los no jeep;
- Em caso de roda livre manual, acioná-la quando necessário;
- Pagar a taxa de inscrição da trilha para o piloto;
- Quando estiver entre os jipeiros, elogiar a perícia e ousadia do seu piloto, bem como o estilo do jeep;
- Se houver travessia de rios, entrar e verificar a profundidade;
- Arrumar e organizar uma maleta com ferramentas e outra com roupas limpas, toalha, sabonete, tênis limpo e desodorante, apenas para uso do Piloto;
- Ao chegar em casa lavar cuidadosamente o jeep;
- Não tocar no PX, salvo ordem do piloto;
- Ir ao posto mais próximo e pagar para lubrificar o jeep;
- Pode tirar apenas uma foto, desde de que nela apareça o jeep e o piloto;
- É sempre voluntário para abrir trilhas com picaretas, pás e facões, bem como abrir e fechar todas as porteiras, sem que o piloto necessite se desgastar com estas ordens;
- Se houver churrasco no fim da trilha, providenciar rapidamente espetinhos para o piloto;
- É vetado ao zequinha sentar no banco do piloto;
DIREITOS
- Não há nenhum direito significativo.



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